Piemonte é a segunda maior região italiana e tão bela quanto a Toscana! Tem uma área de 25.399km²s e uma população de aproximadamente 4,3 milhões está situada aos pés dos Alpes, daí seu nome de origem francesa (pied du mont), a região é cercada nos três lados pelos Alpes, e faz fronteira com a França e a Suíça, e também com as as regiões italianas da Lombardia, Liguria, Vale d’Aosta e Emilia-Romanha, tem paisagens lindas e terras férteis, onde plantam as uvas Nebbiolo e Barbera. Estas uvas produzem vinhos de excelente qualidade, como o Barbaresco e o Barolo. É ainda a região do famoso espumante d’Asti e do Dolcetto d’Alba.
Aos que gostam de beber bem, apreciar esses vinhos na atmosfera onde são produzidos, em especial o Barolo – “o rei dos vinhos ou o vinho dos reis”, como diz um antigo bordão – pode representar uma experiência de vida. Tão rigoroso é o padrão de qualidade exigido pelos melhores produtores que, em anos de safras de qualidade inferior, o nome Barolo não é utilizado – adota-se então Nebbiolo, denominação da cepa de uva usada como matéria-prima.
A capital piemontesa é a industrial Turim, mas é em Alba, 62 quilômetros ao sul, que está a verdadeira alma da região, especialmente no que diz respeito aos prazeres da boa mesa. Muito além dos vinhos, Alba guarda nas colinas de seus arredores uma preciosidade: as trufas brancas. De outubro a dezembro, durante o outono europeu, caça-se, nos bosques da província, o famoso “ouro branco”, como é chamado o fungo em forma de tubérculo, de sabor inigualável, que encontra somente ali o ambiente ideal para se desenvolver.
Também no Piemonte provam-se deliciosos risotos – nos campos alagados de Vercelli e Novara são cultivadas as melhores variedades de arroz da Itália – e mais de 50 tipos de delicados queijos de montanha. Entre eles, destaca-se o castelmagno, o mais tradicional dos queijos piemonteses.